Julho 8, 2016

Área de Intervenção

O projeto T2T tem como enfoque as perturbações dos sons da fala (PSF).

As crianças com PSF representam uma grande parte da casuística dos Terapeutas da Fala (> 40% dos casos segundo os estudos mais recentes realizados em Portugal (Oliveira, Lousada & Jesus, 2015) e no Reino Unido (Joffe & Pring, 2008)). As PSF podem apresentar diferentes alterações subjacentes (e.g., motoras ou linguísticas), bem como diferentes características (e.g. dificuldades ao nível da discriminação, processamento ou articulação). Estas perturbações podem ainda ser classificadas em articulatórias ou fonológicas. Relativamente à perturbação fonológica, esta tem sido associada a dificuldades na consciência fonológica e a problemas ao nível da literacia, com consequências ao nível da auto-estima da criança, da relação com os pares, do sucesso académico e mais tarde ao nível profissional (RCSLT, 2009). As crianças com historial clínico de PSF têm o risco mais elevado (risco relativo > 4) de desenvolver perturbações específicas da leitura e da escrita (Peterson et al., 2009) as crianças com estas perturbações têm alta prevalência de PSF prévio.

Deste modo, é essencial que os Terapeutas da fala promovam nestas crianças o desenvolvimento fonológico e de consciência fonológica, de forma a estabelecer as bases para aquisição de capacidades de literacia. Será ainda benéfica a inclusão dos pais e dos educadores de infância e professores para alcançar níveis elevados de eficácia e generalização. Apesar do enfoque da intervenção em PSF ser o desenvolvimento de competências fonológicas, as crianças evidenciam, após um programa de intervenção, melhorias significativas na aquisição sistematizada de outras competências (e.g. literacia), o que tem consequências positivas ao nível do sucesso escolar.

Joffe, V., & Pring, T. (2008). Children with phonological problems: a survey of clinical practice. International Journal of Language & Communication Disorders / Royal College of Speech & Language Therapists, 43, 154–164. http://doi.org/10.1080/13682820701660259

Oliveira, C., Lousada, M., & Jesus, L. (2015). The clinical practice of speech and language therapists with children with phonologically based speech sound disorders. Child Language Teaching and Therapy, 31(2), 173–194. http://doi.org/10.1177/0265659014550420

Peterson, R., Pennington, B., Shriberg, L. & Boada, R., (2009). What Influences Literacy Outcome in Children with Speech Sound Disorders? Journal of Speech, Language, and Hearing Research 52 (5), 1175-1188.

RCSLT (2009). RCSLT resource manual for commissioning and planning services for SLCN: Speech and language impairment. London: Royal College of Speech and Language Therapists (RCSLT).